Sarau Poético nas séries iniciais.

sarau poetico de natal

Ao finalizar o ano letivo com os meus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, propus a ideia de confraternizarmos com um Sarau Poético.  Para consolidar a ideia montei um plano de ação com o seguinte título, “A Magia do Natal”.

painel do sarau poetico de natasl
Decoração do Sarau Poético de Natal

O plano de ação tem como objetivo, inserir a atividade no cronograma escolar, organizar a prática na sala de aula e junto com a turma desenvolver as atividades que serão exploradas no Sarau Poético, onde os alunos irão se organizar para as apresentações de acordo com a mediação da professora regente.

Faça o download do plano de ação do Sarau Poético

Sensibilização.

Após estruturar o plano de ação do Sarau Poético, reuni os aluno e conversamos sobre o conceito da atividade,  assim como, o título que foi valorizado por conta do fim do ano que apresenta um contexto Natalino, que possibilita explorar valores em diferentes vertentes, o tema deve ser de acordo com a faixa etária dos alunos, proporcionando aprendizagem significativa dentro do contexto abordado.

Nesta prática, o Sarau Poético tem como objetivo desenvolver a criatividade através da reflexão vinculados ao título proposto, trazendo para sala de aula movimento e debates que valorizam o vocabulário, aprimorando a expressão oral dos alunos.

Neste momento de sensibilização, os alunos irão pesquisar imagens que transmitem felicidade, para fazer parte da decoração da sala de aula, e cada aluno vai explicar a sua imagem, o professor deve valorizar o sentimento e a emoção que envolve o momento.

Os alunos deverão pesquisar um poema para recitar no dia do Sarau Poético, além de cantar, dançar, representar, fazer o que sentir vontade para abrilhantar o evento.

Este momento de sensibilização é muito importante, pois é através desta prática que os alunos irão se envolver e descobrir que a poesia é um texto livre, e quase sempre escrito com as emoções do coração, e assim despertar o interesse pelo evento, contudo o professor deve proporcionar atividades para estimular a imaginação.

Veja o conceito sobre Sarau Poético clique aqui

O livre despertar da criatividade poética.

O Sarau Poético desenvolve a arte do pensar, através do estímulo das apresentações e decoração coletiva, a arte e a linguagem são os conteúdos de base na prática.

alunos apresentando o sarau poetico de natal
Abertura do Sarau Poético de Natal

Durante duas semanas, reservei alguns minutos finais da aula e produzir material para decoração, junto com alunos, assim como, ajudá-los com ensaios, figurino, escolha do repertório musical e organização de uma degustação coletiva Natalina.

Dentro de poucos dias as atividades do Sarau Poético já estavam definidas; e os alunos preparados para o evento.

Diante de tanta criatividade e motivação, os alunos começaram a se organizar para o dia Sarau Poético; as solicitações eram assim: “Podemos trazer roupa para trocar?”,  “Podemos usar maquiagem?”, “boné”?  Atitudes e iniciativas que surpreendiam o dia – a – dia.

Sarau Poético – A Magia do Natal.

alunos curtindo apresentacao do sarau poético de natal
Final do ano letivo com os alunos

O dia do Sarau Poético começou com uma dinâmica diferente, que faz parte do processo de envolvimento e comprometimento da turma, neste dia tínhamos duas horas para arrumar a sala de aula, que inclui organização da mobília para aproveitar o espaço, decoração e arrumar da mesa de degustação Natalina.

O resultado positivo faz parte da organização e direcionamento do plano de ação, pois a sala de aula estava pronta dentro do tempo previsto, e  os alunos prontamente arrumados para as apresentações.

Até o presente momento todas as ações eram simplesmente técnicas, a turma apresentou um comportamento maduro e comprometido com a proposta, mas quando iniciou a primeira apresentação a emoção tomou conta de todos, o envolvimento era muito grande, a felicidade e harmonia do acontecimento que deu mais que certo, foi um grande marco para os alunos, que perceberam que estávamos fechando um ciclo e que o resultado não estava somente voltado para o Sarau Poético, mas percebemos o progresso adquirido de um ano inteiro.

Peço licença para sair do formal e expressar que esse foi o momento de maior emoção num pequeno projeto, um simples Sarau Poético, que os meus alunos abraçaram. Talvez eu não consiga transmitir a energia que vivemos.

Digo aos educadores: “- vale a pena experimentar e viver esta Magia”, com seus alunos, o talento desses pequenos não tem limite, porque eles conseguem fazer do sonho, realidade, e viver a mais incrível arte Poética.

Os alunos introvertidos, sentiram-se à vontade para se apresentar e superar a timidez, posso dizer que foi um momento de encantamento e felicidade para todo o grupo.

Diante de cada apresentação um relato emocionado dos alunos, e juntos à mesa Natalina, declarei aos alunos o quanto o nosso ano foi positivo e gratificante; e a mensagem mais bonita que ficou deste momento eu não consigo relatar, porém fica na memória, o nosso Sarau Poético.