LinkedIn: Como usar a Rede Social – Foco no professor

divulgue seu curriculo no linkedin

Rede social LinkedIn tem uma vantagem em relação à outras redes sociais. Para quem não conhece, o LinkedIn é a maior rede de network profissional na internet. Muitos gestores, Diretores e coordenadores estão à procura de candidatos, principalmente na área de educação, por isso estar nessa rede é tão importante quanto ter um currículo bem elaborado.
Para lhe ajudar a conseguir um novo emprego, separamos algumas dicas para você começar a usar já e não perder essa oportunidade!

linkedin para professores

Criando seu Perfil no LinkedIn.

1-Acesse a página de acesso de conta do LinkedIn.
2-Clique na solicitação que mais o interessa.
3- Digite seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e uma senha.
Observação: você deve usar o seu nome verdadeiro ao criar um perfil.
Clique em Cadastre-se agora.

Siga páginas dos colégios.

Esse é um jeito bem interessante de saber mais sobre as metodologias e a linha seguida no colégio e se preparar para entrevistas. Também dá para ficar por dentro das vagas que o colégio oferece.

Use as palavras-chaves corretas.

Os gestores estão à procura de professores polivalentes, ou seja, de um determinado nível escolar, e usam palavras-chave para refinar a busca. Se você usá-las corretamente, as chances do seu perfil aparecer para eles, serão grandes!

Entre em grupos do LinkedIn na sua área.

Os grupos são ótimos locais para acompanhar as ofertas de emprego publicadas. Procure os que mais se enquadrem a sua área, publique os seus trabalhos e interaja com os demais participantes.

Divulgue seus trabalhos.

Use esse espaço para mostrar algum projeto de sua autoria que tenha dado certo, (cases de sucesso). Se você o publicar no status terá uma grande chance dele ser visto por todos da sua rede.

Ampliando sua rede de amigos.

divulgue seu curriculo no linkedinNo LinkedIn, é possível ver quem trabalha no colégio em que você aspira uma vaga, eventualmente entre em contato com essas pessoas. Tente adicionar a sua rede professores, coordenadores, diretores e etc. Cada perfil desse deve ser tratado de maneira diferente.

Professores: Você vai interagir com o objetivo de entender como funciona o colégio, se o ambiente é promissor, média salarial, além de entender as ações que fazem parte do dia a dia da instituição.

Coordenadores e Diretores:  Estes são os perfis relevantes para você professor,  por isso não deixe de divulgar seus cursos, projetos e ações associadas a sua profissão, para que possam acompanhar o seu trajeto profissional.

Diferente do que algumas pessoas podem pensar, você não precisa conhecer alguém, para que, ela faça parte de sua rede de conexões.  Adicionar pessoas que trabalham na mesma área que você é uma ótima maneira de fazer networking.

Ao solicitar uma nova conexão, é importante se justificar, ou seja, deixar claro  porque você deseja fazer parte da rede de contatos da pessoa em questão.

Entenda os graus de conexão e faça bom uso deles.

As conexões no LinkedIn são classificadas por nível de proximidade.

Há 3 tipos:  1º grau são suas conexões diretas;  2º grau são pessoas conectadas às suas conexões de 1º grau; e as de 3º grau estão ligadas às suas conexões de 2º grau.

Para entrar em contato com uma pessoa de 2º grau, você pode pedir para ser apresentado por uma conexão de 1º grau que tenha em comum. Para isso, basta entrar no perfil ao qual quer se apresentar, clicar na seta apontada para baixo ao lado do InMail e selecionar “Apresentar-se”. Em seguida, basta escolher um intermediário (de 1º grau) e enviar uma mensagem, ou seja, quanto mais pessoas estiverem nas suas conexões, maior a chance de ser encontrado.

Como ter um perfil polivalente no LinkedIn em 10 dicas.

dez dicas linkedin para professores
1. Mantenha seu perfil atualizado; s
eja ativo, mantenha todas as novidades profissionais atualizadas (cursos, certificados, prêmios e artigos);

2. Utilize uma boa foto de perfil; procure selecionar uma foto mais sóbria e profissional;

3. Escolha uma boa imagem de capa; a capa deve transmitir valores que estejam associados a sua postura como profissional;

4. Capriche no resumo; apresente-se, fale sobre seus interesses profissionais, defina sua área de atuação, fale o que te motiva e inclua informações de contato, procure direcionar as palavras-chave interesse do diretor ou o coordenador;

5. Defina seu título profissional;  o título é um dos principais responsáveis por atrair os diretores e coordenadores, escreva de acordo com o interesse dos mesmos, seja objetivo;

6.  Informe sua experiência profissional; detalhe o período que você trabalhou em cada empresa, liste todas as atividades desenvolvidas no cargo;

7. Registre suas habilidades; liste pelo menos cinco delas em seu perfil, e deixe que suas conexões façam as devidas recomendações;

8. Faça parte de grupos; participe de discussões construtivas sobre assuntos da sua área de conhecimento;

9. Fique atento ao uso da norma culta; você não está entrando em uma rede social comum, é importante produzir de acordo com as exigências estabelecidas pela Língua Portuguesa;

10.  Seja fiel as informações; a veracidade do seu currículo é um pré-requisito indispensável para alcançar algo.

Não adianta ter o perfil versátil, se você não for ativo no LinkedIn.  Seja atento, esteja atualizado, compartilhe e produza seus próprios conteúdos.