As 5 ferramentas online gratuitas que todos os professores deveriam conhecer

Sim, sabemos que a vida do professor é cheia de tarefas e atividades: Família, alunos e muito mais, por isso separamos uma lista com as cinco ferramentas online e gratuitas para você professor ganhar tempo.

1 – Ferramentas para professores :

ferramenta online sala de aula Google Classroom – Qualquer um pode usar o Google Classroom para criar uma sala de aula virtual

Se você tem um projeto educacional e quer uma forma de reunir seus alunos em uma plataforma digital, o Google tem uma ferramenta para professores que pode ajudar. Qualquer pessoa com uma conta pessoal do Google pode criar uma sala de aula na plataforma Classroom.

Se você tem um projeto educacional e quer uma forma de reunir seus alunos em uma plataforma digital, o Google tem uma ferramenta que pode ajudar. Qualquer pessoa com uma conta pessoal do Google pode criar uma sala de aula na plataforma Classroom.

O Google Classroom é bem simples: você cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por e-mail, e elabora tarefas para eles. É possível anexar links e arquivos relevantes, e adicionar uma data de conclusão — dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. Então, o aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor.

O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Nada disso requer um app adicional, pois o Classroom funciona na web e é totalmente Grátis.


2 – Ferramentas para professores :

Canva

O Canva é uma ferramenta online para  formatação de imagens. Além de ser muito intuitivo, o Canva oferece diversos recursos gratuitos para a criação de elementos para provas e avaliações além de ajudar muito na criação de imagens para uso nas aulas e comunicação com os alunos.

Também é possivel criar seus próprios planos de aula para educação infantil online com o Canva.

Faça agora mesmo um teste e crie seu Plano de aula para educação infantil

Todo professor experiente de educação infantil sabe que esse trabalho traz muita responsabilidade. As crianças precisam de mais foco no desenvolvimento da fala, no uso do vocabulário, na coordenação motora fina e grossa, nas habilidades do dia a dia e na expressão artística. Por isso, é importante criar um plano de aula para educação infantil que mantenha a sua organização.

Um plano de aula para educação infantil pode ajudar você a ser mais produtivo e aproveitar melhor o tempo. Isso é muito útil, especialmente levando em conta como as crianças perdem o interesse rápido! A melhor parte de usar o Canva para criar designs é que já fizemos a maior parte do trabalho e oferecemos templates de planos de aula prontos para usar. Você só precisa preencher e editar.

Veja o tutorial de como usar o Canva:


3 – Ferramentas para professores :

Coogle It – Criação de Mapa Mental Online

Coogle It  é uma ferramenta online e grátis para criação de mapa mental que permite que seja realizado um trabalho colaborativo, sendo que ele faz o tracking de cada modificação realizada no Mind Map. Esta ferramenta de mapas mentais tem ainda algumas opções interessantes tais como o modo de “história”, onde você pode ver o que aconteceu nas várias modificações.

Veja o tutorial de como usar o coogle it:

Dicas de boas ferramentas: 7 – Poll everywhere
A ferramenta Poll everywhere permite professores compartilharem questões múltipla escolha ou escritas na internet. O aluno pode acessar a prova de qualquer lugar, responder e, depois, enviar de volta para o professor.


4 – Ferramentas para professores:

Evernote

É um aplicativo que pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula. A partir do próprio celular, ele pode criar notas, salvar pesquisas, gravar áudios e organizar os materiais de aula. Além disso, ao adicionar qualquer recurso a sua conta, a agenda é automaticamente sincronizada e disponibilizada em todos os computadores, telefones e tablets que o professor usar.

Como usar o Evernote:

5 – Ferramentas para professores :

google drive na educaçãoGoogle Drive


O Google Drive permite que estudantes e professores criem documentos, apresentações, planilhas e afins e depois compartilhem esses conteúdos com outras pessoas. Além disso, seus trabalhos serão automaticamente salvos conforme você os cria.

Você pode estar se perguntando, “Mas qual é a diferença entre usar esses recursos através do Drive e pelo pacote Office instalado no meu computador?”. Bem, além de possuir as funcionalidades já existentes em programas como Word e Excel, o Drive permite: salvar arquivos em uma plataforma online (e chega de pen drives!), editar arquivos em conjunto, comentar trabalhos de forma fácil e direta.

Veja como usar o Google Drive:

Confira também, dicas de viagem para neve .