5 Livros essenciais para professores polivalentes

Selecionamos uma lista com alguns dos melhores livros para professores polivalentes, seguidos de: resumos e vídeos relacionados aos temas abordados, incluímos também,biografia do autor, resenhas, resumos e muito mais .

Aproveite as dicas dos Livros essenciais para professores polivalentes. Sugeridas pela Professora Patricia Lancellotti.

Livro: Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia é um livro da autoria do educador brasileiro Paulo Freire, sendo sua última obra publicada em vida. Na Pedagogia da autonomia.

Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas. orientadas por uma ética universal.

Que desenvolvem a autonomia. a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva.

Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.

 

Data da primeira publicação: 1996
Autor: Paulo Freire
Editora: Paz e Terra
Páginas: 144
ISBN: 978-85-7753-163-9
País: Brasil
Dica 1 da série de: Livros essenciais para professores polivalentes

Onde Comprar:

Amazon
Estante Virtual
Livraria Cultura

Download: Resenha- Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire

Sobre o Autor


Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Nascimento: 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco
Falecimento: 2 de maio de 1997, São Paulo, São Paulo
Formação: Universidade Federal de Pernambuco
Filhos: María de Fátima Costa Freire, Joaquim Costa Freire
Influenciado por: Karl Marx, Antonio Gramsci, Ivan Illich

Vídeo com um pequeno resumo da obra de Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia:


Livro: Dificuldades de Aprendizagem – A Psicopedagogia na Relação Sujeito, Família e Escola – Simaia Sampaio

O fracasso escolar não é um tema recente nem mais uma preocupação conseqüente dos tempos modernos. Há muito tempo, educadores vêm realizando pesquisas e investigando as causas que possam justificar o mau rendimento escolar ou os problemas de aprendizagem.

Sabemos que o conhecimento do sujeito é construído na interação com o seu meio, seja o familiar, o escolar ou mesmo o bairro, e, deste meio, depende para se desenvolver como pessoa. Entretanto, quando o meio é qualificado como inadequado para um desenvolvimento sadio, tanto físico quanto psicológico, o sujeito poderá encontrar obstáculos, mas poderão ser superados à medida que encontramos na família, na escola e no próprio sujeito uma porta, que nos permita entrar e (re)construir junto a estes uma nova aprendizagem. Embora seja difícil falar separadamente do sujeito, da família e da escola, pois todos se fundem em uma relação triangular, esse livro faz uma abordagem em suas peculiaridades, focalizando as causas das dificuldades de aprendizagem próprias a cada uma destas instâncias.

Autor: Simaia Sampaio
ISBN13: 9788578540258
ISBN10: 8578540255
Número de Páginas: 144
Dica 2 da série de: Livros essenciais para professores polivalentes

Onde Comprar:

Saraiva

Resumo / Resenha:

Download: Resenha – dificuldade da aprendizagem

Sobre o Autor

autora livro - simaia sampaioSimaia Sampaio Maia Medrado de Araújo
Pós-graduada em Psicopedagogia clínica pelo CRIA/UCSAL. Pós-graduada em Neuropsicologia da Aprendizagem pelo IBPEX. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Graduanda em Psicologia na Faculdade Mauricio de Nassau. Atualmente é Psicopedagoga clínica em consultório particular em Salvador/BA. Screener habilitada para avaliação da Síndrome de Irlen.

É professora de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia lecionando disciplinas como Diagnóstico Psicopedagógico clínico, Transtornos de Aprendizagem, Intervenção Psicopedagógica, Jogos Inteligentes, dentre outros. Orientadora/professora de estágio de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia. Experiência com palestras em vários estados com os referidos temas. Tem experiência na área de Psicopedagogia, com ênfase em diagnóstico clínico, Intervenção Psicopedagógica. Autora dos livros Dificuldades de Aprendizagem, Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico, Transtornos e dificuldades de aprendizagem, Atividades corretivas de leitura e escrita: para disléxicos e pré-escolares, todos da Editora WAK. É criadora e mantenedora do site www.psicopedagogia.com.br diversas informações na área da Psicopedagogia.

Vídeo com mais sobre o tema


Livro: A Inteligência Aprisionada – Alicia Fernández

livro a inteligencia aprisionada de alicia fernandezA autora desenvolve uma abordagem clínica da criança e da família, descrevendo a dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos. Esta é uma leitura obrigatória para psicopedagogos.

SBN-13: 9788573077018
ISBN-10: 8573077018
Ano: 1991 / Páginas: 261
Idioma: português
Editora: Artmed
Dica 3 da série de: Livros essenciais para professores polivalentes

Onde Comprar:

Saraiva

Resumo / Resenha:

Neste livro a autora e grande psicopedagoga argentina Alícia Fernandez, descreve toda sua experiência de seus atendimentos na clínica, e como começou todo o projeto clínico que ela chama de DIFAJ, o encontro terapêutico com toda a família do paciente. Além deste projeto que Fernandez apresenta, a psicopedagoga entende que “A psicopedagogia vem para explicar também que na fabricação do problema de aprendizagem como sintoma, intervém questões que dizem respeito à significação inconsciente do conhecer e do aprender e ao posicionamento diante do escondido.” Segundo ela, para que ocorra a aprendizagem, é preciso que quem aprende possa conectar-se mais com seu sujeito ensinante do que com seu sujeito aprendente, e quem ensina possa conectar-se mais com seu sujeito aprendente do que com seu sujeito ensinante.

Sobre o Autor

Alicia Fernández

Alicia Fernández é uma percursora da Psicopedagogia, nascida em Buenos Aires em 1944, se formou em psicopedagogia pela Universidade de El Salvado e em psicologia na Universidade de Buenos Aires. Trabalha como Orientadora Educacional, Supervisora e Assessora de Atividades Psicopedagógicas e é Coordenadora de “Grupos de Tratamento Psicopedagógico Didático para Psicopedagogos” em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Tem desempenhado fundamental papel no desenvolvimento e formação de psicopedagogos em toda a América Latina e em Portugal. Seus livros são a base teórica de muitos estudos recentes nesta área.

Sua atuação parte de Buenos Aires, passando pelo interior da Argentina e inclusive por outros países, onde tem sedimentado núcleos de trabalho permanente através de cursos de Pós-graduação e de seminários periódicos em diversas cidades brasileiras e argentinas, em Montevideo e Lisboa.

É diretora de E.Psi.B.A., que originalmente se chamava Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires, depois do crescimento de sua abrangência passou a se chamar Espacio Psicopedagogico Brasil Argentina e atualmente, graças à sua contínua expansão passou a ser o Espacio Brasileño-Argentino-Uruguayo. Essa evolução coincide com o próprio avanço da Psicopedagogia, bem como com a relevância da atuação de Fernández, nesse processo.

Nascimento: 1946, Buenos Aires, Argentina
Falecimento:
28 de fevereiro de 2015


Livro: A arte de Ensinar – Gabriel Perisse

Tem como principal objetivo levar o leitor a um profundo mergulho na relação entre literatura e filosofia, cultura e indústria cultural, sensibilidade e humanização. Também mostra que ensinar não requer práticas mirabolantes, mas sim um esforço permanente do professor para manter vivo em seus alunos o interesse pelo conhecimento, transformando-os, assim, em seres autônomos e pensantes.

Título: A ARTE DE ENSINAR
Isbn: 9788502148086
Idioma: Português
Formato: 17 x 24
Páginas:
192
Ano de edição: 2011
Dica 4 da série de: Livros essenciais para professores polivalentes


Onde Comprar:

Submarino

Sobre o Autor

foto gabriel perisse autor do livro a arte de ensinarGabriel Perisse

Nasceu em  25 de março de 196, é um professor, palestrante, tradutor e escritor brasileiro.

Formou-se em letras pela UFRJ em 1985, ano em que foi morar em São Paulo, onde obteve o grau de mestre em Literatura Brasileira (1989) pela USP, estudando a obra do poeta Carlos Nejar.

Defendeu o doutorado em Filosofia da Educação, também na USP, em 2003, analisando o pensamento de Alfonso López Quintás.

Obteve o pós-doutorado em Filosofia e História da Educação, na Unicamp, em 2011, estudando a linguagem educacional brasileira, tendo em vista as obras de quatro escritores: Rubem Alves, Cristovam Buarque, Pedro Demo e Régis de Morais.

 

Em 2005 criou, com outros educadores, em São Paulo, o Núcleo Pensamento e Criatividade, em convênio com a Escuela de Pensamiento y Creatividad.

Entre 2014 e 2016 atuou como professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (SP).

Vídeo Ensinar e Deixar Aprender com Gabriel Perisse


Livro: Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século – Augusto Cury

livro ansiedade de augusto curyVocê sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.

Vivemos em uma sociedade de excessos. Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente. Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável  o ritmo de construção de pensamentos, gerando consequências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade. Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo.

Em Ansiedade: como enfrentar o mal do século , o conceituado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças mais penetrantes da atualidade. Ainda pouco conhecida por psicólogos e psicopedagogos, não raro a SPA é confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção. Neste livro, você conhecerá os sintomas e as consequências desse mal bem, como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental.

Capa comum: 160 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 1ª (19 de dezembro de 2012)
Idioma: Português
ISBN-10: 8502218484
ISBN-13: 978-8502218482
Dica 5 da série de: Livros essenciais para professores polivalentes

Onde Comprar:

Saraiva

Sobre o Autor

augusto cury autor do livro ansiedadeAugusto Cury

Nasceu em Colina, São Paulo. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e concluiu seu doutorado em Administração de Empresas pela Florida Christian University no ano de 2013 . É pós-graduado no Centre Medical Marmottan, em Paris, e na PUC de São Paulo.

Ele é professor de pós-graduação e conferencista em congressos nacionais e internacionais. Ele foi conferencista no 13° Congresso Internacional sobre Intolerância e Discriminação da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos. Foi considerado o autor mais lido da última década no Brasil, pela revista ISTOÉ e pelo jornal Folha de S. Paulo. Recebeu o prêmio de melhor ficção do ano de 2009 da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro: O Vendedor de Sonhos, que foi adaptado para o cinema em 2016, uma produção brasileira com direção de Jayme Monjardim.

Vídeo : Ansiedade – Sindrome do Pensamento Acelerado


Deixe seus comentários sobre nossa seleção de Livros essenciais para professores polivalentes.